sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Neste espaço algumas redações que são resultado do trabalho WebQuest sobre Consciência Negra

Peço que ao ler os registros abaixo, o faça com carinho, o objetivo dessas redações é o de expressar sentimentos.

Preconceito Magoa

Preconceito é uma coisa comum para os brancos, eles cometem esse crime muito fácil, sem dó ou piedade, eles cometem diante da cor, deficiência, opção sexual entre vários outros.
Eles magoam as pessoas, muitos sabem que preconceito é crime, mas cometem do mesmo jeito, e depois querem dar uma de esquecidos.
Eu sou negra, nunca sofri preconceito, mas já vi pessoas sofrerem, eu sei como dói, magoa, parece que arranca um pedaço da pessoa, é só uma palavra, mas dói, e muito. Somos gente e temos sentimentos.
As pessoas brancas são preconceituosas, pois nunca foram vítimas desse mal, se fossem vítimas de preconceito pelo menos uma vez, eu acho que parariam de cometer esse crime tão cruel.
Os brancos acham que tem mais direitos sobre os negros, só por causa da cor. Isso foi antigamente. Hoje somos iguais na lei, nos direitos e em várias outras coisas.
Somos diferentes por fora, na cor, no cabelo, no olhar, mas por dentro somos todos iguais. Qualquer pessoa tem direito à escola, ao trabalho, à defesa de sua raça, de sua sexualidade, de sua religião e outras coisas.
Eu sou negra e procuro meus direitos quando preciso. Preconceito, comigo, ninguém comete. Direitos foram feitos para serem usados, e eu usarei quando preciso!
Aluna: Stefani
7ºano, sala 11 grupoF



Consciência Negra

Eles sofreram e trabalharam,
Eles correram e lutaram.

Tudo para terem seus direitos respeitados,
Tudo para poderem ser felizes,
Tudo para poder viver,
Com alegria e respeito.

Para poder cultuar seus deuses,
Para dançar livre,
Plantar e criar raízes,
Em uma terra firme.

A cada dia que se passava,
Uma luz de esperança brilhava.

Esperança de um dia serem vistos,
Como pessoas que são,
Não como escravos que estão,
Que estão não por opção.

Será que um dia isso vai acabar?
Será que isso um dia vai mudar?

São perguntas boas,
Mas difíceis de responder.
Só nos resta a esperança
de viver!
7ºano D, sala 17, grupo B

A Importância do Negro no Brasil

A importância do negro no Brasil é notória, as pessoas tem que saber que não se pode maltratar nem os brancos nem os negros. Tem que ter respeito com as pessoas. Os negros antigamente eram escravos e muito maltratados pelos brancos. Atualmente não são escravos mas muitas pessoas tem preconceito contra os negros, eles são pessoas iguais aos brancos.
Parem com o racismo! E trate os negros com igualdade!
Essa é minha opinião, somos todos iguais.
7ºano D, sala 17, grupo C



Consciência Negra

No país existe muito preconceito, muitas pessoas discriminam os negros. Nós nascemos diferentes, cada um do seu jeito, cada um da sua cor, com seu cabelo do jeito que Deus quiz, a cor branca e a cor negra da humanidade.
Os brancos deveriam se colocar no lugar dos negros antes de discriminá-los pois todos somos iguais.
Quando discriminamos alguem que é negro ou tem os cabelos crepos, as pessoas sentem-se para baixo, não devemos ser racistas ou discriminar alguem. Se cada um fizer sua parte o nosso mundo estará sem preconceitos.
7ºano A, sala 09, grupo F



Preconceito

Porque isso?
Porque as pessoas fazem isso?
Não tem motivo pra preconceito. Olha, já pensou?
Você que é branco se coloque no lugar de um negro.
Já pensou se tudo que você faz de mau se voltasse contra você?
É, ia ser difícil pra você, né?
Então, na hora de ficar xingando os outros, pare, pense no erro que você está cometendo. Se as pessoas tivessem um pouco mais de compreensão seria bem melhor. Porque ainda bem que tudo vai acabar um dia e não vamos ter que nos preocupar com brigas e outras desavenças.
Nós podemos ser como lápis, todos tem uma cor diferente, mas todos são iguais, todos são de madeira, e eles, também, não brigam. E todos têm valor.
7ºano A, sala 09, grupo E



"Duas vidas um só ideal"(música)

Vou te confessar, to chateado o pai dela ficou grilado depois que me conheceu.
Até entendo-o porquê está tudo desleixado o mundo está disvirtuado mas não é problema seu.
Será que ele nunca amou do jeito que eu a amo, do jeito que eu a amo, eu estou apaixonado eu não to brincando.
To tão dependente to carente, quente, veja como estou, será porque é pretinho e é pagodeiro?
Mas meu coração é forte, é guerreiro e vou mostrar pra ele que mereço esse amor.
Eu sou capaz de fazê-la feliz e nada é capaz de me impedir.
Não tem regras para o amor, não tem classe, crença ou cor.
O preconceito eu sei é natural, mas quando existe amor entre um casal tudo fica tão banal.
Duas vidas um só ideal.
7ºano B, sala 10, grupo F



O Preconceito na Escola

O preconceito está em todos os lugares, até nas escolas.
Ai eu vi um filme em que os negros não eram tratados com preconceito e sim os brancos, havia uma menina que sofria preconceito em sua escola porque ela era branca, e sua melhor amiga era negra e nunca sofreu qualquer tipo de preconceito.
Nas escolas muitas pessoas sofrem preconceitos, por exemplo:
“Quem tem orelha furada: viado”
“Quem é quietinho: boiolinha”
Também pessoas acima do peso, pessoas pequenas, pessoas magras, etc., sofrem com o preconceito.
As pessoas vítimas do preconceito se sentem magoadas. E os preconceituosos? Será que são perfeitos? Não, então porque falar dos outros se você também não é perfeito. Todos temos que parar com o preconceito, pois todos somos iguais.
7ºano B, sala 10, grupo B



O Preconceito sem Lógica

Preconceito, um palavra que escutamos todos os dias, mas do que adianta escutarmos se não agimos. Agir não violentamente, nem voltando com outro preconceito mas sim, procurando nossos direitos.
O preconceito que mais existe entre nós é o racismo. As pessoas negras lutam pelos seus direitos. Mesmo que humilhem os negros, eles não desistem de defender sua raça, sua cultura, seu povo. Muitas pessoas, no geral, sofrem preconceito sem lógica, mas se as pessoas pensassem e se colocasse no lugar do outro, sentiria o sofrimento. O preconceito vem da alma do ser humano.
Agora me diz, quem nunca sofreu preconceito? Ou quem nunca teve preconceito?
O preconceito está aí e não se acaba de um dia para o outro, nós temos que lutar juntos para construir nossos objetivos, que é nos livrar dessa mancha cruel e desumana.
7ºano C, sala 11, grupo D



O preconceito não é só entre brancos e negros

Existem preconceitos de vários tipos, não apenas entre brancos e negros, existe preconceito de raça, religião, sexo, travestis, homossexuais, de qualquer jeito as pessoas inventam um preconceito. As pessoas nunca param para pensar: será que são assim porque querem? Se todo mundo pudesse se colocar no lugar do outro viriam que é puro desamor.
Por isso que o mundo não muda para melhor, temos que gostar das pessoas do jeito que elas são negras ou brancas, homens ou mulheres e se são felizes, educados gentis e se são sinceras ou falsas.
Se um dia você olhar para uma pessoa e a aparência dela dizer que ela é chata, teste e veja, porque as aparências enganam e essa pessoa pode ser legal.
Então jogue o preconceito no lixo. Viva a vida do jeito que ela é e não do jeito que as pessoas querem que ela seja.
7ºano C, sala 11, grupo B



Preconceito dentro de sala de aula

Preconceito dentro de sala de aula é comum, porque a maioria dos alunos são preconceituosos entre si, ou seja, com a cor da pele, com o jeito de ser, com o visual, e outros motivos.
Esse tipo de preconceito é conhecido como Bulling, ele ocorre, também, com professores e alunos e vise-versa.
Esse preconceito é crime e dá prisão ou pagamento de multas, porem, em um passado recente era considerado apenas como brincadeira de criança ou uma maneira diferente de falar de outras pessoas.
Essas brincadeiras deixavam e deixam até hoje conseqüências em quem sofre o Bulling, as crianças se reprimem e não querem mais voltar para a escola.
Nos adultos provocam depressão e fazem com que os mesmos percam a auto estima e até seus empregos e com isso pioram a situação.
Para resolver esse tipo de preconceito, devemos ensinar nossas crianças desde cedo a aceitar e respeitar as diferenças que existem em todos, para que, quando crescerem sejam adultos conscientes e responsáveis por aquilo que falam e fazem.
7ºano C, sala 11, grupo A